Em crianças, particularmente em recém nascidos, a obtenção de um acesso venoso pode representar grande obstáculo ao tratamento devido ao pequeno calibre das veias e a dificuldade na punção ou mesmo prolongamento de acessos venosos periféricos (cateteres inseridos em veias superficiais de membros superiores ou inferiores).
A cirurgia pediátrica tem importante papel na obtenção dos acessos venosos centrais, cateteres inseridos em veias de grande calibre, geralmente próximas ao coração, destinados a medicações que só podem ser administradas através desse tipo de cateter, além de terem maior duração que cateteres periféricos.
Recém nascidos prematuros necessitam com certa frequência desse tipo de acesso e muitas vezes acabam perdendo veias devido ao manejo inadequado e com frequentes dissecções venosas. Por isso, a CIPPE conta com o Time de Cateter, uma equipe especializada na inserção de cateteres venosos centrais guiados por ultrassonografia em recém nascidos prematuros, preservando a rede venosa e garantindo a administração do tratamento venoso adequado.